Além de promover o autoconhecimento, a psicoterapia é tratamento para todas as questões emocionais e psicológicas como relacionamentos, dificuldades cotidianas, lutos, transtornos psíquicos etc. Aqui será seu espaço de se cuidar e ser cuidado, onde você poderá compreender suas ações e sentimentos e se fortalecer a partir disso.
A Psicoterapia Psicanalítica é um método psicoterapêutico que cuida e trata de todas as questões e sofrimentos de fundo emocional ou psicológico, sejam eles de origem incerta, provocados por questões do cotidiano, algum evento em particular, relacionamentos, doenças ou problemas interpessoais, por exemplo. Para se fazer psicoterapia, não é necessário saber de onde vem as angústias ou os sofrimentos, é necessário apenas desejar cuidar deles.
A Psicoterapia Psicanalítica auxiliará o paciente a lançar um novo olhar sobre suas queixas, compreendê-las melhor, melhorá-las ou até mesmo eliminá-las. Além disso, possibilita ao paciente ressignificar seus sentimentos, suas vivências e sua própria história; adquirir e aprofundar seu autoconhecimento e, assim, melhorar suas relações com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo.
Para tanto, o trabalho psicanalítico baseia-se na fala livre do paciente, que durante as sessões deve abordar qualquer assunto, tantas e quantas o tema vier a sua mente e da forma como vier, sem nenhum tipo de restrição nem esforço em ordenar suas palavras ou pensamentos. Sobre essa fala livre, não haverá nenhum julgamento ou censura e a profissional fará todas as intervenções e interpretações adequadas para cada momento e situação.
Todo esse trabalho é realizado em um ambiente seguro, confortável e absolutamente sigiloso.
Na Análise, damos um passo além da psicoterapia e vamos mais fundo nas questões trazidas pelo paciente. Regida pelo mesmo método de trabalho da psicoterapia, ou seja, a fala livre do paciente e as intervenções precisas e oportunas da profissional, a análise leva a reflexões mais profundas e amplas, que vão elucidando os sentimentos, pensamentos, atitudes, relações e modo de viver do paciente.
A análise é como um mergulho gradativo e profundo para dentro do ser, que possibilita o paciente a ter um conhecimento cada vez mais vasto, detalhado e profundo sobre si mesmo.
Assim como na psicoterapia, a análise também é feita em ambiente seguro, confortável e absolutamente sigiloso.
A psicoterapia é um tratamento que ajuda o adolescente a se encontrar e lidar com as questões mais diversas que podem surgir nesta fase, desde as mais graves até às mais simples. Diante da complexidade dessa fase, cuido do adolescente com técnicas psicanalíticas específicas que vão garantir um espaço de acolhimento, sigilo e segurança onde ele poderá ser e se fortalecer.
Na psicoterapia, o casal terá a oportunidade de expressar suas emoções, de se ouvirem e, com o auxílio das minhas intervenções, passarem a entender melhor os sentimentos e atitudes que sustentam e provocam dificuldades no relacionamento. A partir dessas descobertas no âmbito individual e do casal, se promove a saúde na relação e resoluções dos conflitos.
Na psicoterapia breve, escolheremos um determinado número de sessões (geralmente entre 12 e 16) para cuidarmos de um ponto específico da sua vida que te deixe insatisfeito ou que seja difícil de lidar, como, por exemplo, a passagem por um luto, dificuldades em uma relação específica, algum conflito na vida profissional, entre outros.
CRP 06/123977
CRP 06/123977
©Copyrigth Bárbara Fouquet - 2025. Todos os direitos reservados.
©Copyrigth Bárbara Fouquet - 2025
Todos os direitos reservados